O que são doenças autoimunes?

6 de dezembro de 2018

As doenças autoimunes são desordens nas quais o sistema imunológico do paciente, que normalmente atua na defesa do organismo, produz respostas inadequadas contra as suas próprias células, tecidos ou órgãos.  

 

Os sinais e sintomas vão depender de quais regiões do corpo serão alvos do sistema imune desregulado e os mais comuns são: fadiga, sensação de fraqueza, dor e inchaço nas articulações, manchas/ lesões na pele, sensibilidade excessiva à luz ou sol, febre baixa, queda acentuada do cabelo, entre outros.  

 

O diagnóstico é realizado através da união dos sintomas e sinais clínicos com exames complementares. Existem tanto exames laboratoriais gerais inespecíficos que podem dar pistas para o diagnóstico (como a presença de anemia, queda de plaquetas ou linfócitos, marcadores inflamatórios elevados no sangue etc), quanto exames mais específicos como os autoanticorpos, que podem ser detectados no sangue do paciente.  

 

Após o diagnóstico, o paciente deve seguir acompanhamento regular com médico especialista para controle da doença, seguindo o tratamento indicado. É importante lembrar que muitas doenças autoimunes são caracterizadas por períodos de remissão e surtos, ou seja, podem passar por intervalos assintomáticos e, na ausência de seguimento adequado, podem evoluir com exacerbação dos sintomas, algumas vezes com grande risco à saúde.  

 

Existem também muitos mitos a respeito dessas doenças, que podem criar medos e estigmas aos pacientes, contribuindo para episódios de depressão e ansiedade, piorando a qualidade de vida e dificultando todo o tratamento. É essencial que o paciente com diagnóstico de doença autoimune seja bem orientado a respeito de todos os aspectos de sua saúde, tanto física quanto mental e psicológica.  

 

O Reumatologista é especialista em grande parte dessas doenças, sendo o médico indicado para investigação clínica e acompanhamento.  

 

Alguns exemplos de doenças autoimunes: 

  • Lúpus 

  • Artrite reumatoide 

  • Síndrome de Sjogren 

  • Miopatias inflamatórias 

  • Esclerose sistêmica  

  • Psoríase  

  • Diabetes do tipo 1 (endocrinologista) 

  • Tireoidite de Hashimoto (endocrinologista) 

  • Esclerose múltipla (neurologista) 

  • Vitiligo (dermatologista) 

 

Com acompanhamento e aconselhamento adequados e boa adesão ao tratamento, é possível viver com doença autoimune, saúde e qualidade de vida!   

 

Dra. Marina Porangaba 

Médica Reumatologista

©2018 by Marina Porangaba. Proudly created with Wix.com